A maneira correta de transportar crianças no carro

A maneira correta de transportar crianças no carro

As crianças são as principais usuárias dos veículos familiares, afinal de contas, vão e voltam da escola, vão para o futebol, o balé, a natação, ao parque entre vários outros lugares que os pequenos são apaixonados.

Para o adulto, a segurança dos pequenos nesse transporte é uma das coisas mais importantes, pois sabemos que o cinto de segurança não é suficiente para garantir a proteção total das crianças.

Além disso, trafegar com os pequenos de forma irregular, ainda pode acarretar multa para o condutor. De acordo com o CONTRAN n° 277/08, a “Lei da Cadeirinha” prevê que os assentos para as crianças devem ser alterados de acordo com faixa etária e peso. O não cumprimento das regras pode acarretar em infração de trânsito.

Como transportar crianças no carro

O CONTRAN separa nas seguintes categorias os acessórios para transporte de crianças:

  • Bebê conforto

O bebê conforto é obrigatório para crianças de até um ano, com peso máximo de 13Kq. Sua instalação deve ser feita de costas para o banco dianteiro, pois dessa forma, trás mais segurança para a criança.

  • Cadeirinha

A cadeirinha é usada em crianças dos 14Kq até os 25Kq, e conta com a instalação mais tradicional, de frente para o para-brisa. É importante estar atento à este dispositivo, pois deve estar dentro dos padrões idealizados pelo Inmetro.

  • Assento

Assim que a criança ultrapassa o peso limite da cadeirinha, ela chega no assento, que deve ser utilizado até a criança alcançar 1,45m de altura, por volta de 10 ou 11 anos de idade. O assento é ideal pois dessa forma a criança fica de forma confortável e segura, presa ao cinto de segurança do carro.

Nada de criança no banco da frente!

Andar no banco da frente pode ser uma grande brincadeira para os pequenos, além de ser um método mais prático para os adultos realizar o embarque e desembarque das crianças. Contudo, criança no banco da frente coloca sua vida em risco em caso de acidentes!

De acordo como artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, fica claro que todas as crianças com menos de 10 anos devem ser carregados no banco dianteiro.

Isso acontece porque antes dessa idade, raramente eles conseguem atingir o tamanho ideal e seguro para a utilização correta do cinto de segurança.

O que acontece quando não respeito a legislação?

Qualquer desrespeito a legislação de trânsito acarreta consequências, e com essa não seria diferente.

Condutores que não realizam o transporte de crianças corretamente podem ter que arcar com uma multa de R$293,47 e infração gravíssima, com 7 pontos na carteira.

Realizar o transporte das crianças de forma correta garante a segurança deles, e livra os adultos das penalidades previstas pelo CTB. Por isso, mantenha os pequenos sempre em seus assentos regulares e indicados pelos órgãos reguladores.

Recebeu alguma multa e precisa recorrer? Então entre em contato conosco, a HS Consultoria pode te ajudar.

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post