Aprenda a Como Parcelar IPVA Atrasado Passo a Passo

Aprenda a Como Parcelar IPVA Atrasado Passo a Passo

Se por algum motivo você atrasou o pagamento do seu IPVA e agora vai precisar parcelar? Calma, hoje nós vamos te ajudar a resolver isso!

Todo o motorista de veículo terrestre deve pagar o IPVA, que significa Imposto de Propriedade de Veículos Automotor. Ele é cobrado anualmente, e o seu valor varia por estado. A maioria dos estados oferecem descontos para o pagamento integral, assim como a opção do parcelamento.

Embora exista um desconto no método de pagamento integral do imposto, não é obrigatório pagar o IPVA a vista, e ele pode ser parcelado em até três vezes, mesmo os atrasados. Hoje, vamos te ensinar como parcelar as suas contas do IPVA em aberto.

Como parcelar o IPVA Atrasado

Como dissemos antes, o IPVA pode ser parcelado em até três vezes, mesmo os que estão em atraso. Para consultar a sua situação, o proprietário do veículo pode acessar o portal da Secretaria Da Fazenda  e informe os dados do Renavam e a placa do seu carro.

Para fazer a renegociação do seu imposto, siga os seguintes passos:

  1. Pegue os documentos originais dos veículos e se dirija até a secretaria da fazenda do qual o automóvel está vinculado. Também é importante que o proprietário do veículo tenha os seus documentos em dia.
  2.  Leve também o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
  3. No balcão de atendimento, um atendente já irá te informar sobre a situação do seu IPVA, todos os juros e valores acrescidos e as condições de pagamento.
  4. Assim que você escolher a melhor forma de pagamento, o atendente irá emitir o boleto de pagamento, onde irá constar todos os prazos e condições de quitações.[
  5. Assim que a primeira parcela for paga, o seu veículo já pode mais ser apreendido por falta de pagamentos.

Quem tem isenção no IPVA?

Embora o IPVA seja um imposto obrigatório em todos os estados brasileiros, alguns casos específicos são isentos do pagamento.

  • Veículos com mais de 15 ou 20 anos: Essa regra varia de estado para estado mas em suma, os veículos com data de fabricação que ultrapassem 15 anos estão isentos de pagar IPVA.
  • Portadores de alguma deficiência física: Não precisam pagar IPVA de até um carro.
  • Quem tem tratamento diplomático
  • Taxistas e/ou mototaxistas
  • Donos de micro ônibus ou vans utilizadas para transporte escolar, ou fretamento.
  • Quem teve carro roubado, perdido ou sobre investigação.

O que ocorre quando não pago o IPVA?

Quando o IPVA não é pago nem renegociado, o licenciamento do veículo acaba ficando comprometido, e sem o licenciamento em dia, o carro pode acabar sendo retirado de circulação e levado para pátio.

Caso isso ocorra, também são geradas multas e taxas extras, tornando o processo cansativo e custoso.

Então, se o seu IPVA está irregular, não perca mais tempo e siga as nossas dicas o quanto antes!

Tags:,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post