Aprenda a fazer os pneus de seu veículo durar mais


Um dos maiores gastos que um carro pode dar é na hora da troca de pneus. Para conseguir economizar na hora da troca essencial desses itens, venha conferir algumas dicas incríveis que selecionamos.

É importante lembrar também que os pneus do carro garantem estabilidade e segurança ao motorista, sendo essencial a sua conservação para uma conduta de trânsito mais segura.  É estimado que os pneus devem ser trocados, em média, à cada 60mil quilômetros, e para manter essa conta em dia, é importante tomar cuidados com os mesmos.

A importância da troca de pneus

No Brasil, cerca de 12% dos acidentes de trânsito são causados por falta de manutenção nos veículos, incluindo a falta de troca e bons cuidados com os pneus. Manter os pneus em dia é de suma importância para garantir a segurança do veículo.

Pneus carecas estão sujeitos a aquaplanagem, demora na ação de frenagem, derrapagem ou atolamentos. Estes todos são fatores decisivos, que podem colocar em risco a vida de todos os envolvidos na situação, sedo ainda agravado em caso de chuva ou pista molhada e escorregadia.

Os pneus carecas perdem o contato com o solo com facilidade em caso de manobras de emergência, o que facilita a perda de controle do motorista e se torna um potencial fator de acidentes. Além disso, o desgaste dos pneus pode trazer problemas para o amortecedor do carro, além de desgaste para as rodas.

Infração para pneus danificados ou carecas

Trafegar com os pneus carecas ou irregulares apresentam riscos para a vida e também para patrimônio, por conta disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define infrações para quem trafega nessa situação.

De acordo com o CTB, circular com pneus carecas resulta em infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de até R$195,23. Essa penalidade pode ser aplicada também para o estepe do veículo, ou seja, tanto os pneus quanto o estepe devem estar em boa situação.

Saiba aqui como recorrer a esta multa.

Como fazer os seus pneus durarem mais

  • Atenção à calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus tem impacto direto na estabilidade do carro, e deve ser mantida sempre em dia e na medida certa, já que o excesso pode causar danos ao pneu.

  • Atenção ao excesso do peso

O excesso de peso no veículo desgasta os pneus e amortecedores, em especial quando há frenagens.

  • Mantenha o balanceamento em dia

O balanceamento em dia ajuda a manter a boa distribuição de massa no veículo, mau balanceado, causa desgaste dos pneus e seus componentes.

  • Realize o rodízio de pneus

Para cada 5mil quilômetro rodado é necessário realizar o rodizio dos pneus. Isso acontece porque cada pneu realiza uma função diferente no carro, e para que não exista sobrecarga, os troque de posição com frequência.

  • Cuidado com as válvulas de segurança

Válvulas de segurança são as tampinhas que vão sob o bico usado para calibrar os pneus. Quando não conservada, ela acumula sujeiras e acelera a perda de ar e pressão dentro dos pneus.

Por fim, cuide de seu carro e realize revisões frequentes, principalmente antes de grandes viagens.  Continue nos acompanhando para mais, até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post