CNH Digital: Conheça a versão eletrônica da sua habilitação


Em julho de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou a CNH Digital. Com essa versão, quem preferir, não precisará mais ter em mãos o documento impresso.

O documento pode ser acessado diretamente de um aplicativo de celular e usado no lugar da versão impressa. Além disso, é possível apresentá-lo em qualquer estabelecimento comercial, como aeroportos e bancos. E atenção: trata-se de uma versão oficial, por isso todos devem aceitá-lo.

Com ela, o motorista pode acessar o documento e evitar multas, principalmente quando estiver sem a  CNH impressa. Apesar da emissão da carteira digital ter se tornado obrigatória em todo o país, a física continuará a ser emitida.

E você, já está usando a CNH digital? Veja abaixo como funciona!

O que é CNH Digital?

A CNH Digital ou CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, com as mesmas informações incluindo foto e QR Code, garantindo maior autenticidade ao documento.

Ela é acessada a partir de um aplicativo desenvolvido para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que já pode ser baixado gratuitamente na App Store e Google Play.

Quero ter uma CNH digital: como faço?

O primeiro passo é ter a versão mais atual da CNH, a que possui o QR Code na parte interna do documento (recurso presente apenas nas carteiras emitidas a partir de maio de 2017).

Caso sua CNH não tenha esse código de barras bidimensional, você pode pedir uma segunda via ou renovar o seu atual documento.

A segunda etapa é cadastrar-se no Portal de Serviços, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Será enviado um link de confirmação ao seu e-mail.

Em seguida, basta você conferir seus dados via certificado digital e, na sequência, baixar o aplicativo da CNH no seu smartphone, disponível nas lojas Google Play e App Store.

Faça o login com a senha do portal e digite o código de ativação. É importante lembrar que se você não utilizá-lo em até 48 horas, é necessário solicitar a geração de um novo código.

Por último, cadastre uma senha e pronto. Assim, você já pode usar a Carteira de Motorista digital.

A CNH digital é paga?

De acordo com o Denatran, cabe a cada estado decidir se cobrará ou não pela emissão do documento.

Entretanto, quem quiser solicitar a versão digital sem comparecer a um Detran, precisa ter um certificado digital. Aliás, ele é emitido por empresas especializadas que exigem pagamento de uma assinatura anual.

Importante: se o smartphone estiver descarregado ou, se por algum outro motivo, não for possível mostrar a CNH digital para um agente fiscal, este deverá considerar que o motorista não estava portando sua CNH.

Já se o seu pacote de dados acabou, não se preocupe! Você só precisa estar conectado no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital fica disponível offline.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post