Como pagar multas de trânsito?


Se você chegou até aqui, é porque, provavelmente, tem dúvidas a respeito.

Pagar multa de trânsito sempre é uma dor de cabeça a mais para o motorista. Muitas vezes, a pessoa que recebe a multa não sabe como e nem onde deve efetuar o pagamento.

Isso porque não se trata apenas de saber onde pagar multa de trânsito, embora isso deva ocorrer somente em locais credenciados para o recebimento.

Há uma série de regras a conhecer para não perder tempo e dinheiro.

Recebeu uma multa e não sabe o que fazer? Não se preocupe, nós iremos esclarecer os passos que você deve tomar para resolver essa questão.

Continue a leitura!

O que são multas de trânsito?

As multas de trânsito nada mais são do que a punição financeira para condutores que apresentem comportamentos prejudiciais ao trânsito e têm como objetivo inibir que a prática se repita em outras ocasiões.

A multa, no entanto, não é a única penalidade aplicada ao motorista infrator. De acordo com o artigo 256 do CDB, também podem ser tomadas medidas como:

Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

I – advertência por escrito;

II – multa;

III – suspensão do direito de dirigir;

V – cassação da Carteira Nacional de Habilitação;

VI – cassação da Permissão para Dirigir;

VII – frequência obrigatória em curso de reciclagem.

Quais as infrações mais comuns?

Confira abaixo quais são as multas mais comuns cometidas pelos condutores no trânsito:

  • Uso do celular;
  • Dirigir em velocidade acima do permitido;
  • Estacionar em local proibido;
  • Ultrapassar no sinal vermelho;
  • Andar na faixa exclusiva de ônibus;
  • Não usar cinto de segurança;
  • Andar na contramão;
  • Transitar pelo acostamento;
  • Não estar com a documentação em dia.

Quando você comete uma infração, você recebe duas notificações. A primeira é o auto da infração que notifica o proprietário do veículo sobre a situação irregular. Nela, ainda não existe a multa e não tem nem como pagar porque a cobrança não foi gerada. Ela apenas informa sobre a infração.

A segunda notificação, que chega depois, é a de penalidade, quando já existe a infração. É possível efetuar o pagamento porque o documento, enviado ao endereço do infrator, vem com um código de barras.

Onde pagar multas de trânsito?

Existem algumas formas diferentes para você pagar as multas de trânsitos.

A primeira delas é através da notificação que você recebeu em casa. Neste caso, basta você pagar o código de barras do boleto em qualquer banco autorizado para este serviço.

Caso você não tenha recibo a notificação ou a tenha perdido, você pode imprimir o boleto da multa. Basta entrar no site do Detran do seu estado. Dentro do site, você procurar pela a área onde é emitida a segunda via.

Desconto no pagamento da multa

É possível garantir um desconto no valor de multa somente se o pagamento for feito até a data limite expressa na notificação.

De acordo com o artigo 284 do Código de Trânsito Brasileiro, o pagamento da multa poderá ser efetuado até a data de vencimento por 80% do seu valor.

Segundo o inciso primeiro do mesmo artigo, o infrator pode até efetuar o pagamento por 60% do seu valor caso ele opte pelo sistema de notificação eletrônica e não apresente defesa prévia nem recurso. Ou seja, para ganhar 40% de desconto no valor da multa, é necessário que você abra mão do seu direito de defesa e reconheça a infração. Porém, não são todos os estados que oferecem essa opção.

Caso deseje apresentar uma defesa, você ainda consegue pagar a multa com um desconto de 20%. Basta efetuar o pagamento até a data de vencimento da multa. Caso vença o processo, você receberá o dinheiro de volta.

Como pagar multas atrasadas?

Para multas atrasadas, o procedimento é o mesmo para emissão da segunda via.

Porém, será acrescida a ela os juros correspondentes pelo período de atraso.

Não se esqueça de que enquanto o veículo estiver com multas em atraso, você não conseguirá fazer o licenciamento anual e nem vendê-lo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post