Como saber se minha CNH está suspensa?


Você não lembra se extrapolou o limite de pontos estipulados? Está com medo de estar impossibilitado de dirigir? Quer saber se sua CNH está suspensa?

Então, este post é para você!

Sabemos que ter a CNH suspensa significa que o motorista infringiu o Código de Trânsito até acumular 20 ou mais pontos.

Além disso, algumas infrações podem fazer com que sua CNH seja suspensa imediatamente, como ultrapassar a velocidade permitida em 50% ou ainda dirigir sob o efeito de álcool ou substância psicoativa.

Como sou avisado de que minha CNH está suspensa?

O motorista recebe via correio um alerta do Detran informando que foi aberto um processo administrativo para suspensão temporária de seu direito de dirigir.

Por isso, procure sempre manter seu endereço atualizado. Quando ocorre de as notificações não serem entregues, suas informações são publicadas no Diário Oficial, o que pode ser ruim para sua privacidade.

Porém, o melhor é sempre ficar atento ao site oficial do Detran de seu Estado. Por lá você sempre consegue atualizar seus dados e conferir a situação da sua CNH, ou seja, quantos pontos você tem registrado no prontuário.

CNH suspensa, o que fazer?

Recebido o documento, o motorista tem um prazo para apresentar sua defesa ao processo administrativo de suspensão da CNH.

Caso discorde da penalidade, o condutor deve respeitar as datas previstas para cada etapa da defesa. Depois do julgamento de defesa prévia, o recurso pode ser apresentado à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Por fim, é possível insistir na defesa recorrendo em última instância para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Se esse último recurso for negado, o cumprimento da penalidade (CNH suspensa) começa a valer no dia seguinte à sentença.

Para recuperar a CNH cassada ou suspensa, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran de seu Estado.

O que acontece se eu dirigir com a CNH suspensa?

Alguns motoristas insistem em dirigir, mesmo com a CNH suspensa.

Porém, se o condutor for parado com a CNH suspensa, ele será enquadrado por crime de trânsito (art.307 CTB) e sua habilitação será cassada. Isso significa ficar dois anos impossibilitado de dirigir, além de ter seu veículo apreendido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post