Conheça as multas mais comuns


As infrações ao volante muitas vezes resultam em multas de trânsito comuns, porém, elas podem trazer uma série de problemas aos motoristas e as empresas.

Você sabe quais são as 10 infrações de trânsito mais comuns no Brasil?

Para que você saiba quais são as multas de trânsito mais comuns, continue lendo nosso artigo e fique por dentro. Vamos lá!

O que são multas de trânsito?

A multa de trânsito serve como meio de penalizar as ocorrências de infrações no trânsito de ruas e rodovias de todo o país.

No CTB (Código de Trânsito Brasileiro) existem diversos tipos de multas, desde infrações leves até as mais graves e conforme o grau da infração o valor da multa sofre variação.

Diante da infração de trânsito, além do motorista ter que pagar multa, ele ainda perde pontos na carteira de habilitação. Se completar 20 pontos, a habilitação é suspensa e o condutor passa a ficar proibido de dirigir até regularizar a situação.

As multas de trânsito podem ser aplicadas legalmente por órgãos diferentes, nesse caso, existe a possibilidade de a multa ser municipal ou estadual.

Infrações de trânsito mais comuns no Brasil

Excesso de velocidade

Esse é o tipo de multa mais cometida no país, os motoristas costumam trafegar acima da velocidade permitida na via e isso muitas vezes resulta em acidentes.

Transitar em velocidade acima da máxima permitida em até 20% é o mais comum entre as infrações de excesso de velocidade no país.

Se a velocidade for até 20% acima da permitida, a infração é considerada média. Acima de 20% e 50% por cento, a infração será grave e gravíssima, sucessivamente.

Falta do uso do cinto de segurança

A primeira coisa a fazer ao entrar no carro é colocar o cinto de segurança e pedir para todos os ocupantes fazerem o mesmo. Dessa forma, além de evitar uma das multas de trânsito mais comuns, protegerá vidas em caso de colisão.

Esta infração é grave e já existe há muito tempo no código de trânsito brasileiro.

Vale ressaltar que esta multa é aplicada considerando todas as pessoas que estiverem sem cinto no veículo.

Isto significa que o valor será multiplicado pela quantidade de pessoas que não estão utilizando o cinto e estão dentro do veículo.

Avanço de sinal vermelho

Não parar na sinalização do sinal vermelho é uma infração de trânsito considerada de natureza grave.

O resultado dessa infração pode ser uma colisão com um veículo que esteja cruzando a via.

Às vezes você vem em uma determinada velocidade e o sinal passou a ficar amarelo. O recomendado, nesse caso, é reduzir a velocidade ao se aproximar do semáforo e, se ele estiver amarelo, não tentar ultrapassar. É preferível esperá-lo abrir.

Dirigir usando o celular

Usar o celular ao volante é proibido, mas há quem insista em fazer ligações e mandar mensagens, o que pode distrair a atenção e acabar em um acidente.

Se for um caso de emergência e precisar usar o aparelho, é melhor encostar o carro e fazer isso com ele parado ou pedir para o passageiro usar.

A verdade é que o uso do celular enquanto dirige é uma das 10 infrações de trânsito mais comuns registradas pelo Detran. Trata-se de uma infração gravíssima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post