CRLV digital: Tudo o que você precisa saber

CRLV digital: Tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é o CRLV? Pois saiba que ele é um dos documentos obrigatórios do veículo, e deve estar sempre em dia e andar junto com o condutor. Para tornar essa tarefa mais simples e moderna, o CRLV agora é digital, com acesso facilitado e sem precisar andar com o documento físico, sendo possível deixa-lo em casa.

Em busca de tornar o mundo mais moderno e descomplicado, aos poucos os órgãos estão liberando as versões digitais dos documentos. Essa medida economiza espaço e preveni os condutores do fator esquecimento, afinal de contas, andamos o tempo todo com nossos smartphones. Essa medida também diminui os custos de impressão e emissão desses documentos. Para garantir que tudo esteja ao alcance das mãos, os órgãos de trânsito, que antes já tinham liberado a CNH digital, agora passam a librar também o CRLV digital, para modernizar e tornar mais acessível o acesso a tal.

Venha conferir mais sobre o assunto!

O que é o CRLV?

Também conhecido como licenciamento, CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento do veículo e ele atesta as boas condições do veículo de condução. É obrigatório o seu porte, pois no CRLV constam informações importantes sobre o seu veículo, como dados do dono, placa, marca, cor, categoria entre outros.

Esse documento é emitido anualmente após o pagamento do IPVA e do DPVAT do carro. O CRLV deve estar sempre atualizado caso houver alguma alteração no veículo, caso contrário, o condutor pego em blitz com o CRLV em desacordo pode ter o carro apreendido, pagar multa de R$191,54, e recebe infração gravíssima, com 7 pontos na CNH.

A taxa de emissão do CRLV deve ser paga anualmente, e em 2020 chegou ao valor de R$93,87.

CRLV ou CRV?

O licenciamento não pode ser confundido com o CRV. O segundo documento significa Certificado de Registro de Veículos, que é recebido no momento do emplacamento e também ficou conhecido como “recibo de transferência”, pois anda junto ao CRLV e é usado somente em momentos de troca ou venda de veículo.

O CRV, ao contrário do CRLV, não é de porte obrigatório e deve permanecer em casa para segurança. Perder este documento implica em diversos problemas burocráticos para o condutor, por isso, o deixe em casa.

Como consultar a situação do seu CRLV?

Bateu a dúvida de como se encontra a situação do seu documento? É possível realizar a consulta do seu CRLV no site do DETRAN do seu estado, de forma simples e prática.

Para começar, acesso o portal do DETRAN referente ao seu estado, acesse o seu painel com o uso do número do RENAVAM e a placa do seu veículo. Aparecerá na sua tela todas as informações referentes, se há débitos em aberto ou não entre outros.

Como conseguir o CRLV digital

Antes de conseguir o seu licenciamento digital, tenha certeza de que você mantém o IPVA e o próprio CRLV, em dia. Para quem já tem a CNH digital, basta atualizar o aplicativo, e completar os campos com os dados pedidos. Quem ainda não tem, é necessário autorizar o aplicativo no siete do DETRAN.

Confira se você já pode ter acesso ao CRLV digital aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post