Cuidados para se tomar com o veículo antes de viajar

Cuidados para se tomar com o veículo antes de viajar

Cuidados para se tomar com o veículo antes de viajar

Com a temporada de férias, a grande maioria das pessoas resolve viajar de carro, garantindo mais segurança e conforto para percorrer a estrada.

Contudo, antes de realizar a viagem, a revisão no veículo é imprescindível! Realizar manutenções preventivas evitam surpresas durante a viagem, garantem a seguridade dos passageiros e diminui as chances de gastos extras e inesperados.

Para tornar a sua revisão de veículo ainda mais específica, selecionamos cuidados especiais para serem tomados antes de cair na estrada. Continue lendo!

A importância da revisão automotiva

Como dito, a revisão automotiva é de suma importância ser feita antes  e depois da viagem, com periodicidade.

A razão principal para a realização desse procedimento é para assegurar que o veículo não oferece riscos para o condutor, os passageiros e terceiros, como o trânsito em geral. A revisão vai atestar e sanar problemas no veículo que podem ser potenciais causadores de acidentes.

A revisão também vai ser importante para o fator economia, pois é por meio de uma série de testes que o profissional qualificado irá identificar possíveis vazamentos entre outros problemas que afetam o desempenho de do veículo.

Cuidados com o carro antes de viajar

Agora que sabemos a importância da revisão veicular, selecionamos pontos de destaque para serem notados antes da viagem. Confira:

1.      Revisão de óleo e água

Esse é o primeiro passo de qualquer revisão veicular, e deve ser feito não somente antes de viajar, mas com periodicidade. A falta de óleo do sistema pode resultar em pane mecânica, quando o motor perde a lubrificação.

A falta de água no motor pode esquentar o veículo, prejudicando o bom funcionamento do motor e sendo um fator de risco para acidentes.

2.      Troca de filtro

A troca de filtro de deve ser realizada, geralmente, após duas trocas de óleo, e é importante dar uma checada nesse componente antes de cair na estrada.

A filtro do veículo é onde se encontram todas as impurezas acumuladas, e quando ele não é trocado ou limpo, acaba devolvendo a sujeira para o novo óleo e prejudicando o funcionamento do motor.

3.      Freios

Os freios são acessórios de segurança e devem ser checados com frequência, em especial antes de viagens longas. Falhas nesse componente pode ser fatal para o seu carro e de terceiros.

Tanto o freio de mão quanto o tradicional devem passar por uma verificação antes da viagem.

4.      Pneus e estepe

A troca de pneu deve ser realizada em intervalos de quilômetros rodados, e isso se torna ainda mais importante antes de enfrentar longas viagens. Pneus em más condições podem influenciar situações de risco, aquaplanagem, entre outros problemas!

Então, ao perceber que os pneus estão carecas ou com a quilometragem rodada suficiente, realize a troca e verifique também o balanceamento do veículo.

5.      Planeje a sua rota com antecedência.

Para evitar surpresas, além de manter a revisão do seu veículo em dia, planeje a sua rota para saber com precisão para onde você deve ir, evitando estradas com problemas ou impróprias para trafego.

Não temos dúvidas que com o cuidado correto, a sua viagem se torna muito mais segura e confortável!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post