Dicas de Trânsito: Saiba para que serve cada luz do painel do veículo


As luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro.

São elas que alertam sobre o estado do carro e sinalizam caso exista algum problema que pode afetar a segurança e a estabilidade do veículo.

É claro que cada veículo tem um painel diferente. Carros mais completos oferecem um computador de bordo mais sofisticado, inteligente e com mais informações do que o painel de um modelo popular ou econômico.

Por esse motivo, é importante o motorista conhecer o significado de cada uma das luzes do painel.

Assim, preparamos este post para te ajudar a entender o que cada uma quer dizer. Confira!

O que querem dizer as cores das luzes no painel?

As luzes do painel do carro ficam na parte dianteira do carro e acendem assim que o motor é ligado. Para saber se há algum problema, fique de olho no que cada cor sinaliza:

Luz vermelha

As luzes vermelhas significam emergência e o motorista deve levar o veículo ao mecânico o quanto antes para resolver o problema.

Luz amarela

As luzes amarelas servem para te advertir que algo anda errado. Elas alertam para defeitos não tão graves, mas que merecem uma devida atenção.

Nesse caso, a recomendação é procurar um mecânico próximo da sua localização. O motorista pode rodar alguns quilômetros ou horas com ela acesa no painel, mas nada além disso.

Luzes verdes, azuis e brancas

São luzes apenas informativas e indicadoras de direção. Elas servem para informar o motorista, como indicar que o farol alto está ligado ou que a seta foi acionada.

Luz de freio

A luz do freio indica que o freio está acionado ou que há algum problema no sistema hidráulico do freio, como vazamento de fluido.

O mais comum é o freio de mão estar acionado. Caso o freio de mão já esteja abaixado, o problema pode ser o baixo nível de fluído no freio. Assim, é aconselhável que o veículo seja examinado por um mecânico, uma vez que o sistema de frenagem é um dos principais itens de segurança de um veículo.

Luz de injeção eletrônica

Após dar partida no carro, a luz de injeção eletrônica deve desaparecer. Caso ela não se apague, o veículo pode estar com problemas no sistema de alimentação do motor influenciando no aumento do consumo e emissão de poluentes.

Outro motivo para o aparecimento desse tipo de luz no painel do veículo é o abastecimento com combustível adulterado. Para resolver o problema, é preciso levar o veículo ao mecânico para análise.

Luz de bateria

Quando a luz de bateria fica acesa constantemente é sinal de que a bateria não está sendo carregada pelo alternador.

Dessa forma, a perda de tensão pode fazer com que o carro fique sem energia e não ligue na próxima vez.

Luz de pré-aquecimento das velas

Caso essa luz se acenda, isso significa que as velas de aquecimento precisam ser trocadas, seja pelo seu desgaste, a corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador.

As velas servem para garantir o correto funcionamento do motor, maior vida útil da bateria e redução da emissão de gases poluentes.

Luz de controle de tração

Em veículos com tração 4×4, existe o sistema de controle de tração. Ele é responsável pela melhora da distribuição de força do motor entre as rodas garantindo maior estabilidade quando ativado. Essa luz acenderá assim que o sistema for acionado.

Luz de combustível

Essa luz representa a falta de combustível e aparece no painel assim que o veículo entra na reserva do tanque de combustível.

Luz de portas abertas

A luz de portas abertas alerta que alguma porta do veículo não foi fechada corretamente.

Luz de temperatura do líquido de refrigeração

A luz de temperatura pode acender quando houver falta de água e falhas no sistema de ventilação do carro, o que pode levar o motor do veículo a superaquecer.

Luz de pisca alerta

A luz aparece no painel assim que o motorista aciona o pisca alerta. Elas só devem ser acesas com o veículo parado caso algum problema aconteça e para evitar possíveis acidentes.

Luz do desembaçador de para-brisa

Ao ligar o desembaçador para ter melhor visibilidade dentro do carro durante a chuva, a luz do painel vai se acender para mostrar que você está usando essa função.

Luz de airbag

Ao aparecer no painel, isso pode indicar que existe algum problema com os airbags do veículo que pode te colocar em risco já que, em caso de acidentes, eles podem não funcionar.

Luz de baixa pressão do pneu

Essa luz do painel irá se acender para mostrar que os pneus estão murchos ou com excesso de pressão.

Luz de farol de neblina

Quando a luz de neblina está ligada é sinal de que você acendeu os faróis auxiliares do carro.

Ela deve ser utilizada apenas em situações em que a visibilidade do motorista está comprometida, como é comum em estradas em serras ou montanhas.

Na cidade, o farol de neblina não é tão útil assim e pode acabar prejudicando a visão de outro motorista. Este tipo de farol ilumina o asfalto e sua luz passa por debaixo da neblina.

Luz de pressão do óleo do motor

Quando a luz do óleo aparece é sinal de que há pouco óleo ou algum problema no sistema de lubrificação do motor. Por isso, é importante que você não rode com o carro nessas condições e procure um mecânico, pois essa falta de lubrificação pode levar o motor a fundir.

Luz de ABS

A luz do painel do ABS acende quando você liga o carro. Se ela não apagar, algo pode estar errado.

E alguns problemas no sistema ABS de freio podem ser as pastilhas gastas, mau contato, montagem errada, etc. Portanto, vá ao mecânico para averiguar.

Vale dizer também que mesmo que a luz de ABS acenda, não significa que o veículo ficará sem seus freios. O carro ainda poderá frear, no entanto, sem a ajuda do ABS.

Luz de cinto de segurança

Caso você não afivele o cinto, assim que girar a chave a luz dará o sinal, muitas vezes com a ajuda de um aviso sonoro.

Luz de transmissão automática

Se você tem um carro com câmbio automático e notar esse ícone acesso no painel, isso indica que algo errado está acontecendo no módulo eletrônico do veículo, responsável por guiar a transmissão automática.

Luz de seta

Ao fazer conversões no trânsito, o uso da seta é obrigatório. Sempre que você acionar o sinalizador de direção, essa luz de painel será acesa, mostrando que a seta foi ligada.

Luz de abertura do capô

Ao abrir a tampa do motor, uma luz é acesa no painel do veículo para mostrar que o capô está aberto. Isso ajuda a identificar também que ele não foi fechado corretamente, evitando possíveis acidentes antes que você saia dirigindo.

Luz do EPC

A luz de EPC (Eletronic Power Control) está presente em alguns modelos Volkswagen, como Gol, Fox e Golf, por exemplo.

Se ela se acender, é sinal de que há problemas na central eletrônica. Você deve procurar uma oficina mecânica para saber o que é.

Luz do farol baixo

O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias durante o dia. Então, toda vez que você ligar o farol com foco baixo, a luz indicadora irá se acender no painel para mostrar que ele foi acionado.

Luz de pedal de freio

Essa luz de aviso de painel é encontrada em carros automáticos e automatizados e serve para alertar o motorista sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio durante a direção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post