Dúvidas mais comuns Sobre Multas

Dúvidas mais comuns Sobre Multas

É normal que todos os condutores tenham dúvidas sobre Multas e Condutas no trânsito, afinal de contas, o Código Brasileiro de Trânsito, o CTB, é enorme e completo, e com o passar do tempo, novas leis foram sendo agregadas á tal. Pensando em descomplicar, selecionamos as dúvidas mais comuns sobre multas para te ajudar! Confira!

O conhecimento é sem dúvidas o melhor caminho para se evitar multas e sansões administrativas causados por má conduta e desrespeito ás leis de trânsito. Também é fato que é quase impossível decorar todos os pormenores da lei de transito Brasileira, que afinal de contas, existe para ser consultada com frequência.

Além das multas e regras de trânsito, existem os processos administrativos que envolvem a autuação das multas que podem confundir o condutor. Pensando em simplificar a vida do motorista, buscamos ouvir quais as dúvidas mais frequentes e responde-las! Venha conferir!

1.     É possível perder a CNH com uma única Multa?

Um dos maiores medos dos condutores que usam algum veículo todos os dias é cometer alguma infração e perder o direito de dirigir por conta disso. Infelizmente, é possível perder a habilitação com apenas uma infração, contudo, não é tão simples assim.

Dentro das leis de transito do Brasil, existem mais de vinte infrações auto suspensivas o que significa que se acontecer, o condutor tem a CNH suspensa por um período entre dois e oito meses. Contudo, algumas infrações específicas podem significar suspensão de até 12 meses. Vale lembrar que dirigir sob a suspensão de CNH pode resultar em cassação da CNH!

Entre as infrações auto suspensivas estão:

  • Promover Racha
  • Dirigir alcoolizado
  • Se negar a fazer o Bafômetro
  • Não adotar medidas de segurança no local do acidente
  • Deixar de prestar serviços
  • Interromper circulação na via
  • Fazer malabarismos com motocicleta

 

2.     Posso recorrer de multa por dirigir alcoolizado?

Por mais que dirigir alcoolizado seja uma das infrações auto suspensivas, o CTB garante que o condutor possa entrar com recurso por qualquer infração, incluindo a de álcool e direção.

Contudo, assim como qualquer outra multa, é necessário estar atento aos prazos para recorrer, sendo impossível de recorrer após esse período.

3.     Como transferir multas para outras pessoas?

Emprestou o seu veículo e essa pessoa acabou recebendo uma multa? É possível transferir a multa e os pontos para a habilitação dessa pessoa sem complicações.

Imprima no site do Detran do seu estado o formulário de indicação recebido e entregue ao órgão responsável juntamente com o formulário de notificação, que chegará na sua residência. Dessa forma, logo os pontos serão adicionados a CNH do real infrator.

4.     Posso pegar multa com a Permissão para Dirigir?

Acabou de tirar a sua CNH? Então total atenção ás boas condutas no transito!

O condutor com Permissão para Dirigir pode (mas não deve!) receber multas de infrações leves ou médias, sem que isso gere impedimentos na conquista da definitiva.  Contudo, ao receber uma grave, gravíssima ou reincidência da média, ele será impossibilitado de receber a CNH definitiva.

Espero que tenhamos te ajudado! E não se esqueça, continue nos acompanhando para não perder nada!

Conte com a HS para recuperar o seu direito de dirigir!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post