Entenda a diferença entre a manutenção corretiva, preditiva e preventiva

Entenda a diferença entre a manutenção corretiva, preditiva e preventiva

Manter a manutenção dos veículos em dia é de suma importância para garantir uma conduta segura de trânsito. A falta de revisões nos veículos pode causar acidentes sérios, colocando em risco a vida de todos os envolvidos. Para evitar essas situações, venha conhecer mais sobre tipos de manutenção e entender qual delas o seu veículo precisa passar.

No Brasil, cerca de 12% de todos os acidentes de trânsito são causados por conta de falta de manutenção, problemas esses que poderiam ser facilmente evitados com a manutenção correta e com regularidade. É importante lembrar também que em algumas situações, o veículo sem manutenção ou trafegando de forma irregular, quando autuado, recebe infrações com multas e pontos na carteira.

Um exemplo disso é o trafego com pneus carecas, que é considerado infração grave, com 5 pontos na CNH e multa de até R$195,23. Esse é o tipo de infração que poderia facilmente ser evitada com a manutenção e revisão correta.

Manutenção Corretiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva diz respeito a justamente uma “correção” que precisa ser realizada no veículo após algum problema ter aparecido. Esse tipo de manutenção é a mais tradicional, e sem dúvidas a que mais leva condutores para as oficinas mecânicas.

Esse tipo de manutenção sem dúvidas gera mais custos, e é mais demorada. Para quem trabalha com veículos, esperar alguma falha aparecer para realizar a manutenção não é a melhor ideia pois dependendo da falha, é possível que sejam perdidos diversos dias de trabalho, ao contrário dos outros tipos de manutenção, que tendem a ser mais baratas e rápidas de se resolver.

Manutenção Preventiva

O nome desse tipo de manutenção também explica muita coisa, não é? A manutenção preventiva significa justamente realizar a manutenção do veículo antes que haja falhas, problemas ou acidentes. Geralmente, a manutenção preventiva avalia a boa utilização dos componentes do veículo e realiza a troca caso apresente desgaste.

Este tipo de manutenção avalia também as condições gerais do veículo, e deve ser realizada com regularidade para evitar que seja necessária uma manutenção de correção. A boa noticia é que a manutenção preventiva, quando o veículo não apresenta nenhum problema, é feita de forma rápida e com um melhor custo benefício.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva funciona de maneira parecida com a manutenção preventiva, a diferença é que utiliza de técnicas mais avançadas para realizar uma analise completo de todo o funcionamento mecânico do veículo.

A Manutenção Preditiva está atenta também ao desempenho dos veículos, em busca de investigar possíveis falhas ou problemas possíveis. Esse tipo de manutenção também não leva muito tempo mas dispensa que seja realizada com tanta frequência quanto a preventiva, já que o outro tipo cobre perfeitamente as necessidades.

 

Não perca as dicas da HS para manter uma boa conduta no trânsito. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post