Kit Vapor de Gasolina Economiza Combustível?


Uma das invenções da internet para, supostamente, economizar combustível é instalar um dispositivo que economiza o “vapor de gasolina”. Mas será que essa invenção realmente gera algum resultado?

O brasileiro vem sentindo nos últimos anos uma montanha russa no preço da gasolina. Essa variação de preço acompanha a variação do valor do dólar e dos barris de petróleo, que andam em constante variação nos últimos anos.

Por conta disso, é compreensivo que o consumidor comece a sair em busca de alternativas mirabolantes para conseguir economizar na hora de abastecer o carro, e uma dessas alternativas é um aparelho que supostamente economiza o vapor da gasolina, ajudando então a evitar o desperdício.

Mito ou verdade? Conheça o caso.

Kit Vapor de Gasolina

O Kit Vapor de Gasolina promete economizar até 50% do combustível, e pode ser encontrado na internet por até R$150,00 na internet. Ele é composto por um reservatório para o vapor de gasolina e uma válvula que controla a vazão do conteúdo.

O kit também pode vir com válvula anti chamas, mangueiras e conexões, e é geralmente instalado em oficinas mecânicas. Acompanhe o próximo tópico para entender como é a instalação.

Como é feita a instalação do Kit Vapor de Gasolina

Antes de explicar como é feita a instalação de kits de vapor de gasolina, vamos explicar brevemente como funciona um motor movido à gasolina, como o motor do seu veículo.

Os motores movidos a gasolina são também conhecidos como motores de combustão interna ou “motores quatro tempos”, pois a combustão do motor é feita em 4 etapas: Admissão, vapor de gasolina, compressão e por fim a explosão ou combustão. 

O Kit de Vapor de Gasolina tenta diminuir o uso de gasolina nesse processo, absorvendo o vapor de gasolina da primeira fase da combustão do motor. Na instalação, uma das mangueiras do kit é instalada em um dos supinos do reservatório e outra na entrada de ar.

O Kit vai substituir a injeção eletrônica do veículo, com o intuito de tornar as 4 etapas mais económicas. O x da questão é: Na verdade, os carros mais modernos já realizam a reserva do vapor de gasolina em seu próprio sistema.

O sistema de Canister coleta os vapores de gasolina durante as etapas da combustão e os acumula em um filtro de carvão ativado. Esse sistema usa o vapor para ativar o sistema, seguindo o que o sistema eletrônico do carro mandar. Esse método também ajuda ao meio ambiente, pois antigamente esses gases eram despejados diretamente na atmosfera.

Por fim, O Kit Vapor de Gasolina economiza Gasolina?

Ainda não existe um consenso sobre isso, mas existem diversos especialistas alertando sobre a instalação desse kit.

Esse sistema é muito novo e vendido sem muitas aprovações específicas para tal área, além de que, os profissionais muitas vezes instalam esse kit de forma improvisada, podendo trazer malefícios para o sistema do carro e deixando um preço alto a se pagar!

Quem instalou o Kit Vapor de Gasolina também andou se questionando sobre a força do veículo, que tende a ser mais fraca em ladeiras ou quando está com o carro cheio.

Por fim, a nossa recomendação é ter muito cuidado com o kit instalado e conversar com o seu mecânico de confiança. Continue nos acompanhando para mais dicas. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post