O Que é CRV? O que você precisa saber sobre Documentos do Veículo


Tanto o CRV quanto o CRLV, são entendidas genericamente como o documento do carro. Hoje, nós vamos te explicar o que é cada sigla e também a sua importância. Acompanhe!

O que é CRV?

CRV significa Certificado de Registro de Veículo, mas foi apelidado de DUT, Documento Único de transferência, em algumas partes do Brasil.

Todos os automotores que utilizam de vias públicas dentro do Brasil precisam ter o CRV atualizado. Este documento é praticamente um RG do seu veículo, mas ao contrário do CRLV (mais para frente nós falaremos sobre isso) não precisa estar sempre junto ao veículo, pelo contrário!

O CRV não tem data de expiração, mas é necessário ser atualizado quando há troca de proprietário. Caso o documento seja perdido ou estragado, a troca ou venda é impossível de ser realizada! É possível conseguir uma segunda via, contudo, o procedimento não é gratuito.

Ou seja, todo cuidado é pouco, certo?

O documento CRV do seu carro carrega algumas informações de suma importância como:

  • Código do Renavam
  • Endereço e nome completo do proprietário
  • CPF ou CNPJ do proprietário
  • Placa e Chassi
  • Modelo
  • Ano de fabricação
  • Tipo de combustível e mais!

Agora que já sabemos sobre o CRV, vamos conhecer o CRLV!

O que é CRLV?

O CRLV é um documento de porte obrigatório, ao contrário do CRV. Além disso, enquanto o CRV consta as características ‘’físicas’’ do seu veículo, o CRLV atesta que o seu veículo está apto para ser conduzido.

O CRLV também é conhecido como o licenciamento do carro, e precisa ser atualizado todo ano. Essa atualização é paga e geralmente cobrada junto com o IPVA.

Então, mantenha o seu licenciamento em dia e o leve sempre que for conduzir o seu carro!

Como encontrar o CRV no seu documento?

O número do CRV fica ao lado superior direito do documento do seu veículo.

Se você precisar realizar uma consulta ao seu CRV, basta acessar o site do Detran do seu estado, buscar por “consultas e veículos” e inserir os dados pedidos. Pode variar de estado para estado, mas geralmente eles pedem a placa e o número do RENAVAM, que fica mais ao centro do documento.

Além disso, em alguns estados o site do Detran pode pedir o login de usuário.

Fique atento: É importante manter CRV e CRLV em dia!

Por lei, o usuário só pode conduzir o veículo caso ambos os documentos estejam em dia, e pode gerar infrações caso eles estejam com alguma informação errada, como por exemplo, alteração em aspectos físicos sem que haja atualização no CRV ou licenciamento atrasado.

Além disso, caso o condutor vá realizar a venda do veículo e precise atualizar o CRV, é importante que não haja nenhum débito em aberto, seja elas multas ou falta de pagamento do IPVA e do Licenciamento.

Veja mais: Licenciamento 2019 fique por dentro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post