O Que é Renach? Aprenda Como Consultar o Seu

O Que é Renach Aprenda Como Consultar o Seu

Se deparou com o nome “Renach” e não sabe o que é? Hoje, vamos te explicar o que é o Renach e como consultar o seu! Confira.

Quando tiramos a nossa primeira habilitação, conhecida como “provisória”, iniciamos a nossa vida de condutor. A partir desse momento, estamos suscetíveis às nossas responsabilidades com o estado e seus órgãos responsáveis.

Após um ano sem infrações, o condutor recebe a sonhada CNH “definitiva”, que o encabe de mais responsabilidades e obrigações. Para fiscalizar se estamos cumprindo com os nossos deveres como condutores, e cumprindo as leis de trânsito sem problemas graves, os órgãos de trânsito recorrem ao Renach.

Entenda mais sobre isso.

O que é Renach?

“Renach” significa Registro Nacional de Carteira de Habilitação, basicamente, um grande banco de dados onde consta toda a vida do condutor, desde o momento que ele tira a sua primeira carteira de habilitação.

Fica registrado no Renach as mudanças de categorias, infrações, penalidades, suspensões mudanças de estado… E muito mais. Simplesmente o histórico completo da vida de condutor do indivíduo. O Renach também fica responsável pela emissão da CNH definitiva e também da PID, que é a Permissão Internacional para dirigir.

Para que serve o Renach?

O RENACH serve para consultar a vida do condutor de forma fácil e rápida. Como consta nele toda a vida do condutor, os órgãos oficiais ou funcionários conseguem verificar com facilidade se ele está em dia ou não.

O Detran costuma alimentar essa base de dados.

Onde fica o meu número de Renach?

Você pode encontrar o seu número de Renach sem muita dificuldade! O número do seu registro fica na parte inferior da CNH, logo abaixo da data de emissão.

Geralmente o número do Renach vem acompanhado de duas siglas do estado de emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

Como consultar o Renach?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o motorista não tem acesso integral ao Renach, pois essas informações são restritas apenas aos órgãos competentes. Contudo, algumas informações podem ser conferidas.

Confira como ter acesso à essas informações:

  1. Para começar, acesse o site do Detran do seu estado.
  2. Vá para a aba ou sessão Habilitação
  3. Em alguns casos, com o número de habilitação o condutor consegue ter acesso às informações, em outros, o número do Renach é necessário.
  4. Pronto! As informações disponíveis variam de estado para estado.

Dessa forma, você consegue ter acesso ao número de pontos na sua carteira entre outros. É importante ressaltar que acessar os dados do seu Renach não te dá acesso à possíveis débitos como multas ou IPVA, por exemplo.

Para não ter problemas, respeite as leis de trânsito e cumpra com as suas obrigações como condutor.

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post