Os riscos em andar com o licenciamento atrasado

Os riscos em andar com o licenciamento atrasado

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), é também chamado de Licenciamento, é o documento que atesta as boas condições e segurança do veículo. Este documento precisa ser emitido todos os anos, incluindo o pagamento da taxa e a vistoria. Quando um veículo está com o CRLV atrasado ou irregular, o condutor pode sofrer algumas sanções.

Para que você não seja pego (a) de surpresa, hoje vamos falar mais sobre isso. Continue a leitura!

Riscos em andar com o CRLV atrasado – Multas e apreensões

O CRLV é um documento obrigatório, que precisa ser emitido todos os anos, e a não regularização dele acarreta infrações de trânsito. Inicialmente, conduzir um veículo com licenciamento irregular é considerado infração gravíssima, R$293,47 e 7 pontos na carteira de motorista.

Outras infrações podem ser aplicadas, entre elas:

  • Proibição de circulação por rodovias temporariamente

Além da multa, o motorista ainda pode ficar proibido de conduzir este veículo até que a situação seja resolvida. Quando já houve essa notificação, e mesmo assim houver a autuação, o motorista pode ter a CNH suspensa.

  • Perder a carteira de Habilitação

Considerada uma infração gravíssima, o acréscimo de pontos pode ser decisivo para a suspensão ou cassação do direito de dirigir. Dependendo da situação passada do condutor, ele pode ficar impossibilitado de dirigir por tempo entre seis meses e dois anos!

  • Apreensão do automóvel

Por fim, o carro pode ser guinchado e apreendido até que a situação seja regularizada. O motorista ainda deve arcar com os custos de guincho entre outros.

Riscos em andar com o CRLV atrasado – Riscos à vida

O licenciamento vai averiguar e atestar a segurança do veículo para condutores, passageiros e terceiros. Dessa forma a não emissão desse documento não garante a segurança, colocando em risco a vida de todos os envolvidos no trânsito.

Como consultar o CRLV?

Se você não sabe qual a situação do licenciamento do seu veículo, siga o passo a passo para entender como consultar e não ser pego de surpresa por alguma blitz:

  1. Acesse o DETRAN referente ao seu estado
  2. Busque por “consulta de veículos” ou “consulta de débitos” dentro do menu principal. Preencha os campos com o numero do RENAVAM e a placa do seu veículo
  3. O próximo passo é conferir a sua situação. Esse campo irá te mostrar todos os seus débitos em abertos ou situações concluídas também de IPVA e DPVAT.

Como regularizar o CRLV?

Se notar que o seu CRLV está atrasado, é importante buscar resolver a situação o quanto antes para não ser pego (a) de surpresa.

Para conseguir regularizar o licenciamento é importante que antes o IPVA já esteja pago e regularizado. Com o comprovante de pagamento desse documento em mãos, acesse o site do DETRAN do seu estado, e busque por “consulta de débitos”, faça a emissão do boleto, pague as taxas e aguarde mais instruções do DETRAN.

Veja mais: Como regularizar DPVAT, o Licenciamento e o IPVA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post