Por que as placas de sinalização de trânsito existem e o que elas significam?


As placas de sinalização de trânsito existem para evitar o caos que a falta de regras poderiam gerar. Vamos falar mais sobre isso?

Qual foi a última vez que você passou por alguma via pública sem a sinalização? Esperamos que tenha sido há muito tempo e em um caso muito isolado, já que a falta de sinalização poderia gerar alguma situação infeliz e bem perigosa para o condutor.

Por conta disso, é superimportante que o condutor entenda sobre elas. As placas de trânsito, inclusive são estudadas no Curso de Formação de Condutores, o CFC, e posteriormente cobradas na prova do Detran.

O que são placas de sinalização de trânsito?

De acordo com o CTB, código de trânsito brasileiro, as Placas de Sinalização de Trânsito, são sinais colocados em via pública na posição vertical, com o objetivo de  manter o fluxo de trânsito em ordem e segurança.

Ou seja, elas servem para sinalizar as regras daquela via pública em questão, evitando o caos e a desinformação.  Dessa forma, se existe alguma regra em vigência naquela via, cabe a placa informar para o condutor.

Elas ainda podem ser divididas em algumas categorias: Placas de identificação, de orientação, destino, educativas, serviços auxiliares e de atrativos turísticos.

Por que as Placas de Sinalização de Trânsito existem?

Cruzamentos sem semáforos, falta de sinalização para pedestres, estradas sem limites de velocidade….esse cenário poderia implicar em acidentes e brigas de trânsito sem precedentes! As placas de trânsito existem então para regularizar essas situações, criando regras e normas para facilitar a boa conduta no trânsito.

O que as Placas de Sinalização de trânsito significam?

Conforme dissemos mais acima, as placas de sinalização de trânsito são separadas em categorias, mas também em entre elas:

Placas de Regulamentação

Carregam mensagens imperativas, geralmente em cores vermelhas e o desrespeito a tal geram infrações de trânsito.

Sinalização de Advertência

Geralmente em amarelo, sinalizam um perigo ou situação na via.  Também são chamadas “placa de alerta”.

Placas de Identificação

São as placas em azul, geralmente indicam serviços na via, destinos, locais de interesse e distâncias.

Placas de Atrativos Turísticos

São as placas na cor marrom, indicam algum ponto turístico popular.

O que acontece com quem desrespeita as placas de sinalização de trânsito?

As infrações causadas por desrespeito às sinalizações de trânsito variam de acordo com o seu tipo.

O mais grave é quando um sinal de regulamentação é desrespeitado, pois pode ser considerada uma infração gravíssima, como por exemplo, avançar em uma parada obrigatória sinalizada com a placa “PARE”, com multa de até R$293,14 além de sete pontos na carteira.

A melhor maneira de evitar esse tipo de multa é tendo uma condução responsável e segura.

Continue nos acompanhando! Até mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post