Primeira Habilitação: Tudo o que você precisa saber!


Primeira habilitação? Confira Como Fazer e Muito Mais!

Se você tem mais de 18 anos, pode começar a dar início ao seu processo de primeira habilitação, conhecida como “provisória”, pois tem validade de um ano. Após esse período, o motorista pode retirar a habilitação “definitiva” com um tempo maior de validade. Hoje, separamos dicas incríveis para você tirar a sua primeira CNH sem problemas. Confira!

Como tirar a primeira habilitação

Como já dissemos antes, a primeira habilitação é conhecida como “provisória” ou “Permissão para Dirigir, a PPD! O primeiro passo para conquistar a sua é buscando um Centro de Formação para Condutores, vamos falar mais sobre isso.

Passo 1 – Entrar em contato com o CFC

Primeiramente, separe RG, CPF e comprovante de residência e entre em contato com um CFC mais próximo de você. O Detran é o órgão que regula o curso teórico de formação de condutores e o curso tem duração de 45 horas/aula.

Após esse cadastro, é possível emitir a guia de pagamento para  realizar o exame médico/ psicotécnico.

Confira o passo 2!

Passo 2 – Exame Médico /psicotécnico

O exames médico, ou Psicotécnico,  é necessários para comprovar as aptidões físicas do futuro condutor. Nesse teste são feitos exames de visão, físicos e de aptidão mental. Caso o condutor seja aprovado, ele pode dar continuidade ao processo, e realizar as 45 horas de curso teórico.

As clínicas autorizadas pelo Detran podem ser consultadas no site do órgão.

Passo 3 – Curso de Formação de Condutores e Prova Teórica

O curso teórico após a aprovação nos testes de aptidão física e mental e serve para o que o futuro condutor aprenda sobre Legislação de trânsito, mecânica básica, primeiros socorros e Cidadania no trânsito.

A prova teórica é realizada no final das 45 horas do curso realizado no Centro de formação de Condutores.

Essa prova é realizada em um posto do Detran mais próximo do candidato e consiste em 30 questões, sendo necessários pelo menos 21 acertos para aprovação. Quando aprovado, é hora de entrar em contato com a Autoescola!

Passo 4 – Aulas Práticas

Após aprovado na prova teórica, o futuro condutor pode ir para a autoescola em busca de suas aulas práticas. São necessárias 20 horas/aula.

Dentro dessas 20 horas/aula, o candidato aprende comandos básicos do carro além de mecânica básica e a tão famosa Baliza. O candidato também deve fazer ao menos uma aula noturna. O candidato, no entanto, não pode ultrapassar os 60 km/H, ultrapassar a terceira marcha do carro, ou trafegar por vias arteriais.

Até 2019, antes de começar as aulas práticas o candidato precisava passar por algumas horas/aula de simulador, mas essa medida foi mudada em setembro de 2019, deixando de ser obrigatório. Contudo, ainda podem ser feitas 5 horas de simulador e 15 horas de aula prática.

A prova prática é marcada pela própria autoescola e consiste em um percurso curto, onde serão avaliadas coisas básicas, como a atenção ao aluno em dar setas, em passar marchas, em não ultrapassar paradas obrigatórias, além de realizar uma baliza corretamente.

Esperamos que você se saia bem e logo consiga a sua Permissão para Dirigir! Até a próxima!

Veja Mais: Suspensão e Cassação da CNH! Qual a Diferença?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post