Quando tenho que renovar a minha CNH? Confira Prazo, Multa e Renovação


Após a primeira CNH, conhecida como “permissão”, o condutor recebe a carteira de habilitação definitiva. Embora o nome, a CNH não é definitiva ou irrevogável, e precisa ser renovada de tempos em tempos.

A CNH tem duração de 5 anos a partir da data de emissão, e após essa época o motorista deve dar início ao processo de renovação, que envolve refazer os exames de aptidão física e mental, atestando que está apto para continuar a dirigir.

Se o motorista tiver mais de 65 anos, a CNH passa a ter uma validade menor, e o condutor precisa renovar a sua carteira de motorista de 3 em 3 anos.

Confira mais sobre o assunto a seguir.

A importância de renovar a CNH

Conduzir com a CNH vencida pode implicar em infração gravíssima, sujeita a multa e 7 pontos na carteira. A infração é gravíssima pois não se sabe as condições físicas e mentais do motorista, pois os dados do último exame já não estão mais válidos e isso pode gerar riscos de acidentes.

De acordo com o CTB, a multa é agravada em 3x o valor e chega em R$293,47. Mesmo com essa punição, uma boa parte dos condutores brasileiros não está com a CNH em dia, o que pode tornar o trânsito mais perigoso.

Lembrando que se a carteira atingir os 20 pontos, o motorista perde o direito de dirigir e deve passar pelo curso de reciclagem.

Prazos para renovar a CNH

A partir da data de vencimento da CNH, o condutor terá 30 dias úteis para regularizar a sua situação. Dentro desse período, o motorista não receberá multa ou os pontos na carteira.

Esse prazo de tolerância que o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, institui, existe por conta do tempo que o processo de renovação pode tomar. Por tanto, não espere a data limite para dar entrada no seu processo de renovação de CNH!

A maioria dos Detrans permitem dar entrada na renovação de CNH à partir de 30 dias antes da data de expiração.

Como renovar a CNH

O processo de renovação de CNH tem início nos site do Detran. Basta acessar e buscar pela aba Renovação de CNH, e seguir a seguinte ordem:

  1. Separar a documentação mencionada no site e marcar uma data para o próximo passo.
  2. Comparecer á um posto do Detran mais próximo de você, entregar os documentos e emitir um boleto de pagamento.
  3. Após o boleto pago, é possível agendar os exames de aptidão física e mental em uma clínica credenciada próxima a você.
  4. Se for considerado apto para continuar a conduzir, a CNH é emitida com uma nova data de expiração e pode ser retirada em algum posto autorizado, ou entregue na casa do condutor, mas sujeito à uma taxa extra.

Documentos necessários para renovar a CNH

O Detran vai exigir alguns documentos para conseguir emitir uma nova CNH para você, entre eles estão:

  • RG – Cópia e Original
  • CNH que foi expirada – Original
  • Comprovante de residência – Original e Cópia.

Manter a CNH atualizada ajuda a manter o trânsito seguro. Confira a sua CNH e se mantenha sempre em dia!

Veja mais: Você sabia? Valor da multa por dirigir com a CNH suspensa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post