Quanto Custa e Como Recorrer: Multa Por Empinar Moto

Quanto Custa e Como Recorrer: Multa Por Empinar Moto

Empinar Moto põe em risco a vida do condutor e pode dificultar o trânsito. Pelo CTB, é uma infração gravíssima com multa de até R$ 293,47. Venha saber mais sobre esse assunto.

Embora a multa pareça assustadora, ela é sem dúvidas o menor dos problemas nessa situação. Empinar a moto pode ser entendida como “Malabarismo”, e se enquadra no artigo 244, do CTB, que sentencia essa conduta como auto suspensiva. Logo, o condutor que for pego nesta situação terá sua CNH suspendida por até 12 meses.

Além disso, se o motociclista for atoado dirigindo no período da suspensão, ele pode ter a CNH cassada por até dois anos, sendo necessário refazer o processo de habilitação novamente para poder voltar a dirigir.

A boa notícia é que o CTB garante o direito de recorrer de qualquer infração, até mesmo as auto suspensivas.  Selecionamos as principais informações que você precisa saber sobre a Multa por Empinar Moto.

Quanto Custa Multa por Empinar Moto

Como dissemos antes, a multa por empinar moto é de R$293,47 de natureza gravíssima, prevista no CTB, artigo 244. Esse artigo diz:

 “244, II – conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete ou fora do assento”

É previsto então não somente a suspensão da CNH como também o pagamento da multa. Não está previsto, nesse caso, a adição de sete pontos na carteira porque, afinal de contas, ela será retirada do motorista.

Quando o motorista tem a CNH suspensa, é necessário passar por um processo de reciclagem, que consiste em realizar parte do curso de condutores novamente. Após 30h/aula em um Centro de Formação de Condutores, o motorista precisa ainda ser aprovado em uma prova teórica e só então conseguir reaver o direito de dirigir.

Se você recebeu uma notificação de suspensão da CNH por conta dessa infração, mas percebeu alguma irregularidade, o CTB te dá o direito de recorrer em todas as instancias. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Quanto Custa e Como Recorrer: Multa Por Empinar Moto

Como Recorrer à Multa Por Empinar Moto

O processo de Recorrer às infrações passa por duas instancias, a começar pela defesa prévia, ou seja, assim que receber a notificação de infração, é possível criar uma defesa prévia e encaminhar aos órgãos responsáveis.

Se a defesa prévia não funcionar, você ainda pode recorrer pela Junta Administrativa, o JARI. Nessa fase é importante recolher as melhores provas objetivas da ausência de culpa sua na infração.

Se nada disso funcionar, ainda é possível recorrer em segunda instância, pelo CENTRAM. Vale, no entanto ressaltar que é direito do condutor ter a suspensão da infração enquanto o processo de recurso correr em justiça, em todas as instancias.

Foi atoado por essa infração ou outras?  Se você precisa de ajuda para formular a sua defesa, a HS pode te ajudar! Presente no mercado desde 2012, acumulamos clientes satisfeitos que restituíram o seu direito de dirigir!

Converse com a gente e não fique sem dirigir!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post