Quanto tempo depois de beber eu posso dirigir?


Você sabe quanto tempo depois de beber é seguro dirigir?

Sabemos que bebida alcoólica e direção não combinam. Sendo assim, preparamos este post para esclarecer dúvidas a respeito do assunto, até porque de acordo com especialistas, o tempo que o nosso corpo leva para absorver o álcool pode variar bastante, já que existem muitas variáveis.

Continue conosco!

O que diz a Lei?

De acordo com o artigo 165 do CTB, o condutor flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência comete uma infração gravíssima.

Atualmente, a multa para quem é flagrado dirigindo alcoolizado é de R$ 2.934,70. Além disso, o motorista tem a CNH recolhida e responde a um processo administrativo que leva a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O veículo também é retido até que um outro condutor habilitado se apresente.

Se o motorista for flagrado novamente dirigindo embriagado dentro de 1 ano, a multa será dobrada, para R$ 5.869,40, e a CNH pode ser cassada.

Caso o motorista cause um acidente fatal sob o efeito de álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência será punido com prisão de 5 a 8 anos.

Quanto tempo depois de beber eu posso dirigir?

É mais seguro dirigir quando todo o álcool deixou seu corpo.

De acordo com especialistas, o tempo que o nosso corpo leva para absorver o álcool pode variar bastante, já que existem muitas variáveis.

Depende se você é homem ou mulher, do seu peso, da quantidade de álcool consumido e, é claro, do tipo de bebida ingerida. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante.

Alguns estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora. Mas não se engane: quanto maior o teor alcoólico, maior será a dificuldade do corpo humano em processá-lo. Cada dose de álcool leva cerca de uma hora para sair do organismo.

Sendo assim, quanto mais a pessoa beber, o tempo de espera pode ser maior do que as 12 horas recomendadas.

Se a quantidade de álcool for muito grande, o álcool sai do sangue em até 12 horas, mas os efeitos no cérebro continuam – a conhecida ressaca.

Em resumo: se beber, não dirija; se dirigir, não beba!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post