Saiba quais são as diferenças entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota


Cada elemento de uma via tem o seu lugar e, em nossa cidade, encontramos três opções para o tráfego de ciclistas, mas nem sempre sabemos diferenciá-las ou respeitá-las.

Os espaços sinalizados utilizados pelos ciclistas têm denominação distinta, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Entenda abaixo as diferenças:

Ciclovia

A ciclovia é um espaço separado exclusivamente para o tráfego de bicicletas.

É o modo mais seguro, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos. Essa separação pode ser através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo.

Quanto ao sentido de tráfego, a ciclovia pode ser unidirecional (quando apresenta sentido único de circulação) ou bidirecional (sentido duplo de circulação).

Já a ciclovia operacional é uma faixa exclusiva instalada temporariamente e operada por agentes de trânsito durante eventos, que usa cones, cavaletes, fitas, etc., para isolar os ciclistas do restante do tráfego.

A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso.

Ciclofaixa

Esse tipo de separação não é físico. Aqui ela é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas” para sinalizar.

Pode ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento (ou da calçada ou do canteiro). Da mesma forma que a ciclovia, a ciclofaixa pode ser uni ou bidirecional.

A ciclovia é indicada em vias onde o trânsito é mais lento e calmo.

Ciclorrota

O conceito original de ciclorrota (ou ciclo-rota) é um caminho, sinalizado ou não, que representa a rota recomendada para o ciclista, seja para chegar a um destino ou para fazer um circuito turístico ou esportivo.

Não é nem uma faixa pintada no chão, nem um trecho da via separado para tal, embora parte ou toda a rota possa passar por ciclovias ou faixas.

Seu objetivo é garantir o espaço do ciclista na via, indicando que os motoristas devem diminuir a velocidade e redobrar a atenção, por conta da existência de ciclistas.

Assim, a ciclorrota é uma rota traçada como sendo a melhor opção para os ciclistas, pois garante maior segurança e comodidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post