Sinais de trânsito que você precisa conhecer


Os sinais de trânsito são todas as sinalizações que existem para tornar o trânsito mais seguro e menos caótico. Você conhece todos? Ou a maioria? Hoje, separamos alguns sinais de trânsito que você não pode deixar de saber.

Existem dezenas de placas de trânsito e a gente entende que é difícil lembrar todas. O problema é que ignorar uma placa por não saber ou não se lembrar de seu significado, pode resultar em infrações e multas. Em casos extremos, pode até mesmo gerar um acidente!

Conhecer os Sinais de Trânsito é de suma importância para dirigir com segurança, e como é muito difícil lembrar-se de todas, escolhemos 17 sinais que você precisa conhecer.

Confira;

Multas por desrespeitar os sinais de trânsito

Como já dissemos antes, as infrações por desrespeitar os sinais de trânsito podem gerar multas e infrações. Dependendo do caso, a pontuação pode gerar suspensão do direito de dirigir. 

Contudo, é possível recorrer a multas por desrespeitar os sinais de trânsito caso você se sinta prejudicado injustamente. Para que isso aconteça, monte a sua defesa pensando em: Placas incorretas, Placas com pouca visibilidade e situações de emergência.

Sinais de Trânsito que você precisa conhecer

Para começar, precisamos entender que as sinalizações de trânsito são separadas em três categorias, elas são:

  • Sinalização de Regularização: Sinaliza restrições nas vias, ou seja, o que pode e o que não pode nas vias. Geralmente são da cor vermelha.
  • Sinalização de Advertências: Indicam condições nas vias, como curvas acentuadas, travessia de animais, entre outros. Costumam ser da cor Amarela.
  • Sinalização de Indicação: São as placas sinalizam nome de vias, serviços e distâncias. Podem ser Azul ou Marrom.

Dentro dessas categorias, já podemos pensar em diversas placas mais tradicionais, como as de Pare, Proibido Estacionar entre outras, contudo, sempre tem aquelas que a gente esquece, mas que podem gerar consequências. Separamos algumas:

 Proibido parar ou estacionar – Com essa placa, você não pode parar o seu carro nem para embarque ou desembarque na via. Repare nas duas linhas na frente da letra E.

Parada obrigatória à frente – Contrário da placa vermelha que  encontramos em cruzamos, essa é uma placa de advertência e indica que à frente haverá algum momento do qual a parada será obrigatória.

Dê a preferência – Esse sinal já confundiu muitos motoristas por aí,  mas ele significa que a preferência de tráfego não é sua, mas sim de quem está a via que você está prestes a acessar.

Pista Escorregadia- Mais uma sinalização de advertência e simboliza que a pista a frente pode ser escorregadia e deve-se ter cuidado.

Estreitamento de pista ao centro– Significa que a pista a frente se estreita ao meio.

Essas sinalizações são algumas das dezenas do código de trânsito brasileiro das quais você precisa saber. Por fim, aprender as sinalizações de trânsito não é tão difícil assim, certo?

Veja mais: 10 Infrações Que São Consideradas Crimes de Trânsito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post