Transferência de Veículo: Confira o Passo a Passo

Transferência de Veículo: Confira o Passo a Passo

É necessário realizar a Transferência de Veículo sempre que exista mudança  de proprietário, ou seja, para trocas, doações ou vendas de veículo. Se você precisa realizar uma transferência de veículo, então continue a leitura.

A importância da Transferência de Veículo

Quando o veículo troca de dono, a documentação deve logo constar o nome e as informações do novo dono, pois caso contrário, o condutor pode receber multa além de 7 pontos na carteira! Entenda:

A transferência de veículo envolve a emissão do CRV, Certificado de Registro do Veículo e o CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do veículo. Esses dois documentos são primordiais para o carro pode circular, pois constam informações como número de chassi, informações do proprietário e outros. Eles precisam estar sempre em dia, e devem ser atualizados quando houver alterações.

O CRLV, em especial, é renovado todo ano e é sempre checado na hora do pagamento de impostos, como o IPVA. Caso o veículo seja autuado com a documentação irregular, o condutor sofre uma infração gravíssima, sob pena de sete pontos na carteira.

Não quer correr o risco? Então continue lendo!

Passo a Passo de como realizar a transferência do veículo

  1. Verifique se o veículo não tem nenhum débito em aberto – Esses débitos não impedem o repasse do veículo, contudo, o comprador e o vendedor devem estar de acordo em como esses débitos serão quitados.
  2. Assine o contrato de compra e venda – Assinam o CRV, e autenticam as assinaturas em cartório. Deve-se ficar atento ao pagamento de taxas e ao tempo limite. Após o pagamento de taxas, o comprador tem 30 dias para finalizar o processo.   
  3. Faça o pagamento de taxa de transferência – Confira no DETRAN do seu estado o valor das taxas de transferência.
  4. Leve o veículo para vistoria- A Vistoria é obrigatória e o novo documento é emitido na hora. Entre em contato com o Detran para agendar um horário em uma agência autorizada.

Transferência de Veículo – Quais são os documentos necessários?

As regras podem mudar de estado para estado, contudo, o mais comum é que se peçam os documentos nesta ordem:

  • CNH- Cópia e original
  • Comprovante de residência dos últimos três meses em seu próprio nome ou parente de primeiro grau.
  • CRV preenchido pelo antigo comprador, com firmas reconhecidas pelo comprador e do vendedor.
  • CRLV original e cópia.
  • Comprovante de pagamento dos últimos IPVA, licenciamento e se houver, comprovante de multas quitadas.
  • 2 cópias do formulário do RENAVAM
  • 2 cópias do número do chassi decalcado do veículo
  • Comprovante do RENAVAM que não há nenhum débito em aberto.
  • Pagar taxas estaduais.

Onde realizar a Transferência de Veículo

Após se certificar que o carro não tem nenhuma dívida em aberto no RENAVAM, o próximo passo é autenticar a assinatura do CRV no cartório, antes de entregar o documento para o comprador.

Após isso, verifique no DETRAN do seu estado um posto autorizado para realizar a vistoria obrigatória, após feito isso, o novo documento é emitido na hora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post