Uso de GPS ao volante: pode?


Celular e direção é uma combinação que não combina. De acordo com dados divulgados pelo Denatram, o uso de celular ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidente e para evitar o uso desse aparelho, existem penalidades específicas para o uso.

Quem usa o celular ao volante, quando autuado, recebe uma infração gravíssima, com 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Porém, quando o assunto é o uso do GPS, as coisas mudam um pouco.

O aparelho de GPS caiu em desuso há alguns anos, quando os Smartphones passaram a concentrar diversos tipos de aplicativos e funções, incluindo o de GPS e localização. Pensando nisso, os agentes da lei acabaram abrindo exceção para o uso do aparelho nesta função.

Venha saber mais.

Os riscos do celular ao volante

Como dito, o celular ao volante oferece riscos diretos ao condutor, e ainda acarreta em infração. Estes fatos são comprovados por dados: De acordo com o DETRAN apenas no Distrito Federal em 2018, aconteceram cerca de 72.600 infrações relacionados ao uso do celular no volante.

Ainda sobre os perigos do celular ao volante, de acordo com a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a distração causada pelo uso de celular no volante é causadora de cela de 150 mortes de motoristas anualmente, logo, o uso do Smartphone ao volante pode ser de grande ajuda quando falamos de GPS e outros componentes de bordo, mas é vilão em outras situações.

Dentro do perímetro urbano, 94% dos acidentes são causados pelo uso do aparelho, de acordo com o DETRAN. Para evitar que essas situações aconteçam, o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) determinou que é infração:

Art. 252. Dirigir o veículo:

             V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

            VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Com gravidade média para essas situações, e agravada para gravíssima quando em manuseio de aparelhos eletrônicos.

Uso de GPS ao volante

A utilização do GPS é de suma importância para quem trabalha com entregas, transporte ou simplesmente para quem está indo pela primeira vez em algum local, desconhecendo o caminho.

Para não prejudicar essa classe, o uso de celular nessas situações é permitido, contudo, com alguns cuidados:

  • Para não agredir o Art.252, não é possível realizar o trafego com o celular na mão, mas sim em um suporte no painel, dado total visibilidade do aparelho para o motorista.
  • Nessa situação, não é possível outras distrações no aparelho, como responder mensagens ou até mesmo assistir alguma coisa.
  • Fones de ouvido são também proibidos, prefira o auto falante e comandos por voz.

 

Já recebeu a multa? Não fique sem dirigir, conte com a HS Consultoria. Nós conseguimos criar a sua defesa e te livrar da suspensão da CNH entre outros problemas.

Conheça nossos serviços e saiba mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post