Vistoria Veicular para Transferência de veículo: Tudo que você precisa saber

Vistoria Veicular para Transferência de veículo: Tudo que você precisa saber

Quem vai comprar ou vender um veículo seminovo precisa estar atento a algumas documentações. Pode parecer uma tarefa difícil, mas hoje vamos simplificar o assunto para você.

Sempre que acontece a troca de dono de um veículo, é necessário que os documentos sejam alterados e passe para o nome do novo proprietário. Contudo, para que este processo aconteça, é necessário que o veículo passe por uma vistoria obrigatória do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Para além disso, qualquer alteração no veículo, seja estrutural (alteração de cor, por exemplo), ou se houver mudança de município ou estado, o carro deve passar pela vistoria e então ter o seu CRV alterado.

Certificado de Registro de Veículo – CRV

O artigo 123 do CTB, Código de trânsito brasileiro, todos os veículos precisam de um novo CRV sempre que houver qualquer alteração. Caso não houver alteração, o veículo pode chegar a ser detido. Além do recebimento de uma multa.

A vistoria Veicular existe para garantir que o que está exposto no artigo 123 do CTB seja cumprido, certificando para o novo comprador que o veículo que ele está adquirindo está em boas condições e regularizado.

Processo de Vistoria Veicular para a Transferência de veículo

Para começar, a vistoria do veículo irá verificar principalmente se o veículo está em boas condições, ou seja, não oferece riscos ao novo dono nem a sociedade, se está com seu CRV em regularidade e se há alguma peça de procedência duvidosa ou falsificada. Dessa forma, garantindo a integridade do veículo.

A Vistoria Veicular também verifica se a sua documentação pessoal é autêntica, assim como a do comprador.

Onde a Vistoria Veicular é feita?

A vistoria veicular pode ser solicitada pelo novo comprador e é realizado em uma agência credenciada , e alguns Detrans disponibilizam uma lista em seus sites.

Como agendar a Vistoria Veicular?

Caso você não queira fazer a vistoria com uma empresa credenciada, é possível realizar tal direto com o detran, via telefone ou de forma presencial, na rede mais próxima da sua residência.

Em alguns estados, é possível agendar a Vistoria Veicular de forma online.

Vistoria ou Inspeção Veicular?

Na vistoria veicular, como dissemos antes, é verificado o estado de conservação do veículo, autenticidade de peças e documentações. Já na inspeção, os profissionais buscam atestar apenas a segurança e a presença de acessórios obrigatórios no veículo.

A inspeção veicular é obrigatória em carros com mais de cinco anos de fabricação, e é regulamentada pela ABNT, Contran e Conama.

Espero que tenhamos tirados suas dúvidas sobre Vistoria Veicular para Transferência de Veículo! Continue nos acompanhando para mais dicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post